Tema 4

Actividades,instrumentos e modalidades de avaliação em contexto online

A actividade 4 teve como objectivo proporcionar uma análise, reflexão e discussão sobre as modalidades/estratégias, instrumentos e actividades que têm vindo a emergir na literatura sobre avaliação das aprendizagens em contextos de educação/formação online.

A actividade proposta foi a de definir e fundamentar modalidades, instrumentos e actividades de avaliação de aprendizagens em contexto online, com base no texto “E-portfolios: an assessment tool for online courses”. O grupo foi constituído pelos seguintes elementos: Filomena Marques, Maria Leal, Pedro Teixeira e Teresa Rafael. O trabalho de grupo foi dinamizado e realizado através da wiki “ http://eportfoliocael.pbworks.com “ e do fórum Actividade 4 da unidade curricular. O produto final consistiu numa apresentação em power point e posterior discussão alargada à turma.


Recursos

CATHERINE, McLoughlin; LUCA, Joe (2001) Quality in online delivery: What does it Mean for assessment in E-learning Environments? ASCILITE 2001 Conference proceedings.
http://ascilite.org.au/conferences/melbourne01/pdf/papers/mcloughlinc2.pdf


HAMMOND, Michael (2005) “A review of recent papers on online discussion in teaching and learning in higher education” Journal of Asynchronous Learning Networks.
http://www.sloan-c.org/jaln/pdfs/v9n3_hammond.pdf


MASON, Robin; PEGLER, Chris & WELLER Martin (2004) "E-Portfolios: an assessment tool for online courses" British Journal of Educational Technology, Vol 35 Nº6 (717-727)
http://www.sarasotaintranet.usf.edu/ir/Documents/DistanceLearning/mason.pdf


VONDERWELL, Selma.; LIANG, Xin & ALDERMAN, Kay (2007) "Asynchronous Discussions and assessment in Online Learning" Journal of Research on Technology in Education; Spring 2007; 39, 3; ProQuest Education Journals, pg. 309
http://eric.ed.gov/ERICDocs/data/ericdocs2sql/content_storage_01/0000019b/80/2b/60/df.pdf