Tema 2

Directrizes de qualidade no desenvolvimento/avaliação de cursos online

Nesta actividade propõe-se em pequeno grupo a leitura e análise de textos com vista a caracterizar modelos de desenvolvimento e avaliação da qualidade de cursos online, e a propor e fundamentar um modelo de avaliação de cursos online.
O grupo em que me integrei foi constituído pelos seguintes elementos: Luís Rodrigues, Maria Lurdes, Rosalina Nunes e Pedro Teixeira. A nossa actividade foi desenvolvida através da wiki - http://theideal.pbworks.com/ - e também na plataforma Moodle da Universidade Aberta, no fórum de trabalho 2, da unidade curricular de concepção e avaliação em E-learning. Após discussão e análise das leituras e sínteses realizadas individualmente, o grupo elaborou o produto final, que foi apresentado no fórum actividade 2. Finalmente, após análise e discussão dos modelos apresentados pelos grupos, foi elaborada uma proposta de Modelos de Avaliação De Cursos Online, com base nos aspectos mais relevantes.


Recursos:

ACHTEMEIER, Sue D.; MORRIS, Libby, V.; FINNEGAN, Catherine L. (2003) "Considerations for Developing Evaluations of Online Courses". JALN 7, Issue 1.

CARR-CHELLMAN, Allison & DUCHASTEL, Philip (2000) "The ideal online course". British Journal of Educational Technology, Vol 31, Nº3 (229-241).

HERRINGTON, Anthony; HERRINGTON, Jan; OLIVER, Ron; STONEY, Sue & WILLIS, Jackie (2001) "Quality Guidelines for online Courses:The Development of an Instru ment to Audit Online Units" In G. Kennedy, M. Keppell, C. McNaught & T. Petrovic (Eds.) Meeting at the crossroads: Proceedings of ASCILITE 2001 (pp 263-270).


HOLSAPPLE, Clyde. W. & LEE-POST Anita (2006) "Defining, Assessing, and promoting E-learning Sucess: An information systems perspective". Decision Sciences Journal of Innovative Education, Vol.4 Nº1 (pp 67-85)