Tema 1


A qualidade no ensino e aprendizagem em contexto online: Uma teia de factores

A Actividade 1 teve como objectivo a análise de perspectivas sobre a qualidade em e-Learning, com a finalidade de identificar factores que determinem a qualidade dos cursos online e ao mesmo tempo tentar clarificá-los e correlacioná-los.

Como proposta de trabalho, foram indicados a leitura de dois textos "Approaches to E-learning quality Assessment" e "Reflections on Teaching and Learning Online: Quality program design, delivery and support issues from a cross-global perspective". A sua tradução e síntese foi distribuída pelo grupo turma, tendo sido criada uma plataforma de trabalho online - http://cael.pbworks.com/ , onde foi desenvolvida grande parte desta actividade.


















Foram produzidos dois documentos, fruto do trabalho colaborativo de toda a turma:









Recursos

PENNA, Maria Pietronilla & STARA, Vera (2008) "Approaches to E-learning quality Assessment". http://isdm.univ-tln.fr/PDF/isdm32/isdm_pietronilla.pdf

WISENBERG, Faye & STACEY, Elizabeth (2005) "Reflections on teaching and Learning Online:Quality program design, delivery and support issues from a cross-global perspective". Distance Education Vol.26, Nº3, (385-404). http://casat.unr.edu/docs/Weisenberg2005.pdf